Como fazer mais em menos tempo, gastando menos energia. Será isso apenas um clichê ou de fato pode ser alcançado? Indo direto ao ponto: SIM, é um clichê e, SIM, pode ser alcançado.
Independente de você gostar desse clichê ou não, certamente vai gostar do resultado que ele oferece. Se fizer uso dessa estratégia HOJE estará apto para realizar suas tarefas cerca de 20 a 30% mais rápido. Isso significa dizer que se você tem 10 horas de trabalho pela frente, aplicando essas técnicas que vão elevar o seu foco expressivamente, poderá poupar cerca de 2 a 3 horas. É como se tivesse ao alcance da sua mão um botão interno que pode ser acionado a qualquer tempo para acelerar a sua performance.
Vamos lá. Fica atento que isso aqui é tão valioso quanto uma aula para elevar a sua capacidade de fazer mais em menos tempo:
#1 Jamais faça mais de uma coisa ao mesmo tempo. Queremos elevar seu foco, portanto, organize suas tarefas em uma fila indiana por ordem de prioridade. Realize o primeiro item. Só passe para o próximo quando terminar o primeiro.
Cabe um parênteses aqui, porque só este primeiro item já guarda dois pilares importantíssimos para potencializar sua produtividade. O primeiro diz da importância de sair de um modo de funcionamento multitarefeiro – aquela pessoa que faz várias coisas ao mesmo tempo – para um modo de funcionamento monotarefeiro, que é o contrário disso: fazer uma coisa de cada vez. Foco é o nome do jogo de quem quer ser produtivo. E não dá pra elevar seu foco se você está cuidando de várias coisas simultaneamente.
O segundo diz da importância de enxergar e definir prioridades. Saia da perspectiva de que tudo é importante. Existem prioridades sempre. Não caia na armadilha de entregar o seu tempo e energia para todas as coisas como se fossem todas igualmente relevantes. Dependendo do objetivo que você traçou, algumas coisas são importantes e outras são completamente desimportantes. Certifique-se de que está fazendo primeiro – priorizando – aquilo que é mais importante pro seu negócio/carreira/vida.
#2 Trabalhe alternando AÇÃO e NÃO AÇÃO. Estabeleça blocos para a realização das suas atividades e entre os blocos faça pequenos intervalos de descanso. Tipo assim, você trabalha focado por 25 min – cronometrados no relógio/timer – e descansa 5 min. Faça 4 blocos de 25 min com intervalos de 5 entre eles. Ao terminar os 4 tire uns 15 minutos para relaxar, beber uma água, olhar uma bobagem qualquer nas redes sociais (se quiser saber mais sobre isso dá um Google em “método pomodoro” que tem zigbilhões de conteúdos sobre isso). Até uma Ferrari que é uma máquina de alta performance precisa de pit stop, imagine você, que pode até ser um humano de alta performance, mas não é máquina. Muito do nosso cansaço está no alto volume de trabalho sem pausa. Não espere para descansar só no final do dia quando for a hora de dormir. Seu corpo não aguenta. A não ação é tão importante para a sua produtividade quanto a ação.
#3 Aprenda a se livrar das interrupções. Jamais faça mais de uma coisa ao mesmo tempo. Existe um provérbio budista que diz “se for lavar as louças, lave as louças”. Foco exige estado de presença. Você precisa estar no aqui e agora, sentir e mergulhar naquilo que escolheu fazer naquele momento. Portanto, procure se livrar de tudo que te interrompe. Sentou pra fazer um relatório, faça o relatório! Se livre os e-mails, esqueça WhatsApp, atenda as ligações depois.
É isso. É simples. Mas exige que você vá lá e faça. Antes de iniciar as atividades todos os dias, garanta que tem esses 3 pontos cobertos.
Vou gostar se você voltar aqui pra me contar sobre os seus resultados aplicando essas estratégias. E vou gostar também se você me ajudar a alcançar outras pessoas que querem alcançar resultados exponenciais sem perder a leveza. Fica à vontade pra compartilhar esse artigo com outras pessoas que você conhece e podem se beneficiar desse conteúdo.
0 comentários